Rádio Onda Viva

Emissão Online

Quase 33 mil toneladas foram para reciclagem no 1.º semestre

No primeiro semestre do ano, a Lipor recebeu 32.714 toneladas de materais entregues para a reciclagem, provenientes dos oito municípios que fazem parte do sistema intermunicipal do Grande Porto, entre os quais estão a Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Destes resíduos fazem parte o papel/cartão, o plástico e o vidro, provenientes, quer dos ecopontos, quer da recolha seletiva porta-a-porta. Com estes números, os oito municípios Lipor crescem 4% na reciclagem relativamente ao mesmo período de 2022.

Já na recolha seletiva de biorresíduos o crescimento foi de 8%, impulsionado pela expansão dos projetos de recolha de resíduos alimentares porta-a-porta – que na Póvoa chega já a 6.514 famílias. Assim, chegaram à Lipor nos primeiros seis meses do ano 24.662 toneladas de biorresíduos.

Ao mesmo tempo, no universo Lipor, a produção de lixo indiferenciado diminuiu 1%. A gestora de resíduos do Grande Porto transformou estes resíduos em energia na sua Central de Valorização Energética, exportando, neste primeiro semestre, para a rede nacional da EDP mais de 79 mil megawatts de energia elétrica. A Lipor explica ainda que a deposição em aterro representa apenas 3% dos resíduos produzidos.

Seja pela reciclagem de papel, plástico, vidro e metais, na produção do composto orgânico Nutrimais ou na energia elétrica exportada, os oito municípios Lipor evitaram a emissão de mais de 60 mil toneladas de CO2, o que equivale, em termos práticos, ao consumo anual de eletricidade de 6.909 famílias. 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login