Rádio Onda Viva

.

Emissão Online

Tripulação foi agradecer ao Senhor dos Navegantes...

A tripulação do “Filipa Miguel” carregou, ontem, o andor do Senhor dos Navegantes na festa maior das Caxinas. O mestre da embarcação, Carlos Santos, diz que, este ano, o cortejo religioso teve um significado especial para os pescadores do “Filipa Miguel” que, em Setembro de 2022, depois de um incêndio a bordo, foi ao fundo ao largo dos Açores . 

Sabendo da fé da comunidade piscatória, depois do acidente, ao qual sobreviveram os oito tripulantes, foi o próprio pároco das Caxinas quem sugeriu a Carlos Santos que fosse o “Filipa Miguel” a levar o Senhor dos Navegantes. 

Carlos teve apenas um tripulante que, depois de dois naufrágios com o mestre – um em janeiro de 2010 a bordo do “Luís Fortunato” e, agora, no “Filipa Miguel”, decidiu deixar o mar. Já o mestre, filho de uma família de larga tradição piscatória, não lhe passa sequer isso pela cabeça.

A empresa, do pai e do tio, tem três barcos de pesca. Para substituir o “Filipa Miguel” comprou, agora, o “Mar Português” e deverá, agora, voltar ao mar em setembro.

A procissão encheu, ontem à tarde, as ruas das Caxinas. O cortejo com 16 andores e 250 figurantes é o maior da região e um dos maiores do país…

Hoje, à meia-noite e meia, há uma sessão de fogo-de-artifício que encerra as festas do padroeiro dos pescadores nas Caxinas.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login