Rádio Onda Viva

Emissão Online

Peça de artesã poveira inspirada no Arraiolos venceu concurso

A poveira Inês Casanova Neves, de 23 anos, venceu o Concurso Jovens Artesãos 2023, inserido na 45.ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde. A jovem estudante de Belas Artes recbeu, ontem, o prémio de dois mil euros. Escolhida entre 27 trabalhos a concurso, explica como surgiu a peça, que funde duas artes – a cerâmica e o Arraiolos – e que é, também, uma homenagem ao avô, desenhador de tapetes de Arraiolos. Inês está a fazer o mestrado em Educação de Artes Visuais. Quer ser professora, ensinar cerâmica e, claro, manter a produção de artesanato.

António Saraiva Dias, da Associação Para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, salientou a importância do prémio.

Já Rui Silva, o presidente do conselho de administração do Crédito Agrícola da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende diz que a instituição financeira está orgulhosa por ser patrocinadora de um tão nobre concurso e, para o ano, já prometeu apoiar ainda mais artesãos. 

Para além de Inês, o júri do Concurso Jovens Artesãos 2023 decidiu ainda distinguir, com uma Menção Honrosa, o trabalho do vimaranense Ricardo Agostinho Mateus Pinto. Trata-se de “Aliança da Ilusão”, um trabalho de joalharia em prata, que conta a história de dois passarinhos que se apaixonam e que só com o movimento revela a ilusão que dá vida aos seus elementos. O jovem vai receber 500 euros.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login