Rádio Onda Viva

Emissão Online

Baleia-anã deu à costa esta manhã no Castro de S. Paio em Labruge

Uma baleia-anã já sem vida deu, esta manhã, à costa na praia de Labruge, em Vila do Conde. O animal, com cerca de uma tonelada, já foi levado para incineração.

À Onda Viva, o comandante da capitania de Vila do Conde, Bruno Ferreira Teles, explicou que este é "um fenómeno relativamente normal", já que, quando as baleias morrem no mar, o habitual é acabarem por dar à costa. 

A baleia foi avistada pouco depois das 9h00, numa zona rochosa, junto ao Castro de S. Paio, em Labruge. A partir daí, a preocupação foi tentar retirar a baleia da praia, que, em pleno mês de agosto, tem sempre muitos banhistas e evitar que as pessoas, se aproximassem e tentassem tocar, já que o animal pode, numa situação destas, ser portador de doenças e, entrando em decomposição, liberta um cheiro intenso.

Ao final da manhã, os elementos da estação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com a ajuda de um popular, Polícia Marítima, Autoridade Marítima Nacional, bombeiros de Vila do Conde e serviços de Proteção Civil da Câmara de Vila do Conde, conseguiram arrastar o animal para o areal

Às 17h30, chegou ao local um camião da Lipor para levar a baleia-anã para incineração. Ainda antes, será autopsiada pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos
(CRAM), num procedimento que, diz Bruno Ferreira Teles, “é o normal nestes casos”.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login