Rádio Onda Viva

Emissão Online

Poveira vence Concurso Jovens Artesãos com peça em cerâmica

A poveira Inês Casanova Neves, de 23 anos, venceu o Concurso Jovens Artesãos 2023, inserido na 45ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde. A jovem estudante de Belas Artes foi escolhida entre 27 trabalhos a concurso. Fez uma peça cerâmica, em grés e vidro colorido, inspirada na tradição dos Tapetes de Arraiolos, mais propriamente num trabalho do seu avô, desenhador de profissão, e que a autora designou por “No Chão”. Inês arrecadou um prémio de dois mil euros, atribuído pelo patrocinador do concurso, a instituição financeira Crédito Agrícola.

O júri do Concurso Jovens Artesãos 2023 decidiu ainda distinguir, com uma Menção Honrosa, o trabalho do vimaranense Ricardo Agostinho Mateus Pinto. Trata-se de “Aliança da Ilusão”, um trabalho de joalharia em prata, que conta a história de dois passarinhos que se apaixonam e que só com o movimento revela a ilusão que dá vida aos seus elementos. O jovem vai receber 500 euros.

A organização da FNA, diz que “dada a elevada qualidade dos trabalhos, nos quais se verificou uma clara aliança entre a tradição e as novas tendências com grande interpretação das raízes dos concorrentes, oriundos da generalidade das regiões do continente, a organização já decidiu repetir a iniciativa na edição de 2024”.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login