Rádio Onda Viva

Emissão Online

Feira de Artesanato: hoje é o Monte, amanhã é Dia da Rendilheira

O Rancho das Rendilheiras do Monte sobe, esta noite, ao palco na Feira Nacional de Artesanato (FNA) de Vila do Conde. É às 21h30 e tem entrada livre. É esperada uma verdadeira enchente no certame, que está patente nos jardins da avenida Júlio Graça até ao próximo dia 6 de agosto.

Amanhã, cumpre-se mais um dia cheio de simbolismo na FNA: o Dia da Rendilheira. A tradição tem 31 anos. Começou em 1992, aquando da realização da 15.ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde e, hoje, é um dos momentos mais emblemáticos da feira.

São cerca de 200 rendilheiras que, a trabalhar ao vivo, se reúnem, todos os anos, nos jardins da Feira Nacional de Artesanato (FNA), para uma festa que celebra, acima de tudo, o ex-líbris do artesanato de Vila do Conde.

O objetivo é o que esteve na génese da criação da FNA: divulgar e homenagear as mulheres vilacondenses que se dedicam à preservação desta arte secular e estimular a produção das rendas de bilros. Para quem visita a feira, é uma oportunidade para ver, lado a lado, miúdos e graúdos a dedilhar os bilros e ver as novas aplicações da secular arte vilacondense.

A 45.ª Feira Nacional de Artesanato junta cerca de duas centenas de artesãos de tapeçaria, rendas, bordados, azulejos, cerâmica, vidraria, filigrana, olaria, cestaria, trabalhos em ferro e madeira e latoaria. Abre de segunda a quinta das 17h00 às 24h00 e às sextas, sábados e domingos das 15h00 às 24h00. A entrada é livre.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login