Rádio Onda Viva

Emissão Online

Antiga Escola do Grémio será transformada em residência universitária

A Câmara da Póvoa vai transformar a antiga Escola do Grémio numa residência universitária. A obra, diz o presidente, Aires Pereira, vai custar 749 mil euros e estará concluída no arranque do ano letivo 2024/2025. Será a primeira residência universitária do concelho, num edifício com localização privilegiada, na rua do Boído, a 100 metros da Câmara e a cinco minutos a pé do metro, e terá 11 camas. O edifício, de rés-do-chão e 1.º andar, acolheu, entre os anos 40 a 70, a antiga Escola do Grémio. Depois, funcionou lá o Gabinete de Educação e Formação de Adultos, mas, há meia dúzia de anos, com a incorporação do gabinete no pelouro da Educação, o n.º 16 da rua do Boído ficou, explica Aires Pereira, definitivamente, devoluto.

A Câmara da Póvoa espera, assim, dar uma ajuda aos jovens deslocados no acesso a alojamento “condigno e a preços acessíveis”. Uma vez concluídas as obras, a gestão do espaço ficará a cargo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), que tem, na fronteira dos concelhos da Póvoa e de Vila do Conde, o campus 2, onde estudam mais de quatro mil alunos.

O lançamento do concurso foi aprovado, por unanimidade, na reunião do executivo. João Trocado, do PS, destacou a obra, que será feita com o apoio do governo, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O IPP, recorde-se, tem, na fronteira a Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, o campus 2, que alberga a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT). O Politécnico só tem residências universitárias em Vila do Conde. Esta será a primeira na Póvoa.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login