Rádio Onda Viva

Emissão Online

Tapete de flores de Vila do Conde vai receber o Papa na JMJ

São 80 mil flores e 70 m2 de cedro para fazer um tapete, que irá receber o Papa Francisco, a 3 de agosto, na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII. Vila do Conde associa-se, assim, à Jornada Mundial da Juventude. Na próxima terça-feira, são 27 os que vão rumar a Lisboa para fazer, na capital, o tapete de flores vilacondense, mas, por estes dias, são muitos mais os que se juntam para as desfolhadas no salão do Centro Paroquial. Beatriz Quintas não tem palavras para descrever o entusiasmo.

Cláudia, a mãe, também vai a Lisboa levar a arte de Vila do Conde. Sorri quando vê a filha já envolvida numa tradição que orgulha a cidade e que se quer que passe de pais para filhos. Em 2022, foi com muita satisfação que viu muita gente que não mora nas ruas que têm tapetes a querer ajudar. 

Aline Bragança junta-se à mãe e à avó na desfolhada. Explica como tudo se processa.

O prior de Vila do Conde, Paulo César Dias, diz que, mais do que o tapete, é a “alma bileira” que vai rumar a Lisboa.

O presidente da Câmara, Vítor Costa, explica que a Câmara está a ajudar em toda a logística e mostra-se muito satisfeito por ver tantos jovens envolvidos no projeto que é, acima de tudo, o reconhecimento de uma arte única.

Hoje, começa a desfolhada das flores e, no dia 1, o grupo ruma a Lisboa para fazer o tapete na noite de 2 para 3 de agosto. No tapete, estará Nossa Senhora e o Menino. Pelo meio, flores e desenhos geométricos. Depois, a fechar, está Cristo na Cruz. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login