Rádio Onda Viva

Emissão Online

‘Os Golfinhos’ ganharam um novo desfibrilhador

Os Golfinhos – Associação de Nadadores Salvadores recebeu mais uma prenda do Hospital da Luz – Póvoa de Varzim. A unidade de saúde privada ofereceu um desfibrilhador automático e diverso material de primeiros socorros que vai, agora, equipar a viatura que ficará em permanência na praia de Azurara, em Vila do Conde.

Segundo explicou Carlos Ferreira, o presidente d’Os Golfinhos, aquele areal, a sul do rio Ave, é o que anualmente regista maior número de acidentes em todo o país e, em caso de paragem cardiorrespiratória, um desfibrilhador pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte.

Sérgio Viana, o administrador do Hospital da Luz – Póvoa de Varzim, frisou que o material é “um pequeno contributo” da unidade para aqueles que, ano após ano, zelam pela segurança de todos nas praias.

João Pinheiro, o diretor da escola de formação “Os Delfins”, lembra que, todos os anos, 12 mil pessoas morrem, em Portugal, vítimas de morte súbita. Em 77% dos casos, a intervenção nos primeiros minutos permitiria salvar uma vida, mas, ao fim de dez minutos, a taxa de sobrevivência não passa de 5%.

A escola de formação poveira comemorou, em 2022, 20 anos de existência e, já na altura, o Hospital da Luz se associou à efeméride e celebrou um protocolo com condições exclusivas para os nadadores-salvadores associados. Agora, voltou a ajudar e espera que o exemplo possa levar outras empresas a fazer o mesmo...

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login