Rádio Onda Viva

Emissão Online

Vila do Conde vai voltar a ter cheque-creche e cheque-educação

Vila do Conde vai voltar a ter, no próximo ano letivo, o cheque-creche e o cheque-educação. A medida foi aprovada na reunião do executivo e, para a maioria socialista, é uma aposta indiscutível.

O cheque-creche destina-se a todas as crianças que frequentem creches ou amas no concelho e que não beneficiem, atualmente, da medida de gratuitidade implementada pelo governo. O cheque tem um valor de 250 euros por criança.

Já o cheque-educação destina-se a todas as crianças, residentes em Vila do Conde, que frequentem jardins-de-infância públicos, solidários ou privados no concelho e a todos os alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico ou do ensino secundário (até aos 18 anos ou 12.º ano) em estabelecimentos de ensino público no concelho, cursos de dupla certificação aprovados pelo Ministério da Educação ou cursos de aprendizagem regulados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional no concelho. Excecionalmente, crianças e jovens em escolas de fora do concelho podem ser elegíveis, caso comprovem a inexistência de oferta formativa ou vaga em Vila do Conde ou a maior proximidade à residência ou local de emprego do encarregado de educação. O valor proposto é de 100 euros por aluno.

Contas feitas, os apoios irão representar, para a Câmara de Vila do Conde, um investimento de 1,1 milhões de euros com o intuito promover a igualdade de oportunidades e o acesso equitativo à educação no concelho. As informações detalhadas sobre a forma de efetuar a candidatura e ter acesso ao cheque serão divulgadas, no próximo dia 28, no portal da autarquia.

RECOMENDADAS

Login