Bordado de crivo de S. Miguel da Carreira em vias de classificação
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 21 julho 2023 08:53
- Escrito por: Ana Trocado
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) quer classificar o bordado de crivo de São Miguel da Carreira, de Barcelos como património imaterial. Para isso abriu, hoje, um período de consulta pública de 30 dias.
A proposta de integração no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial do projeto “Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira” foi apresentada, em 2022, pelo gabinete para o Património Cultural Imaterial do município de Barcelos.
O bordado de crivo é um tipo de bordado a branco, baseado na técnica do desfiado, ou seja, na remoção de fios a um tecido pré-existente.
“É no jogo estabelecido entre casas abertas e casas fechadas, ocupadas pelo referido bordado, que se dá forma ao desenho. O bordado de crivo é uma arte têxtil com particular expressão no sudeste do concelho de Barcelos, sobretudo na freguesia de São Miguel da Carreira, sendo historicamente tributária dos antigos linhares que pontuavam os campos desta região, já que são de linho os panos sobre o qual é executado o crivo”, lê-se na descrição da DGPC.
O anúncio, assinado pela subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, explica que, após a conclusão do período da consulta pública, a DGPC tomará uma decisão no prazo de 120 dias.
O bordado de crivo adquiriu predominância a partir da segunda metade do século XIX e era comercializado com grande abundância em Guimarães, no Porto e na zona da Lixa, mas, alerta a proposta, a situação atual é “bastante frágil”, com “uma acentuada redução do número de encomendas” e “uma diminuição significativa do número de mulheres dedicadas a esta produção”, que serão, atualmente, apenas quatro (a trabalhar a tempo integral).
Inicialmente associado ao têxtil para o lar, o bordado de crivo de São Miguel da Carreira também é usado em contexto religioso, decorando toalhas de altar ou de batizado. Mais recentemente, houve algumas “tentativas” de aplicar esta arte ao vestuário.
by WebFarol