Rádio Onda Viva

Emissão Online

Autarcas voltaram a pedir melhorias nos hospitais locais

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde esteve de visita à Póvoa de Varzim e a Vila do Conde. Fernando Araújo reuniu com os líderes das duas autarquias para apresentar o projeto de constituição da Unidade Local de Saúde e fazer um balanço do projeto-piloto “Salvar Vidas”.

Criado com o objetivo de diminuir o número de falsas urgências e aumentar a eficiência do serviço de urgências do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPV/VC), o “Salvar Vidas” arrancou, no final de maio, no Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Desde então, os utentes inscritos efetuaram 11 656 chamadas para a linha SNS24, das quais 1,9% foram encaminhadas para o INEM, 27,4% para serviços de urgência e 66,7% para consultas agendadas nos centros de saúde nas 24 ou 48 horas seguintes, perfazendo 4 037 consultas. No total, diz a direção do SNS, o projeto resultou num alívio de cerca de 15% da afluência às urgências do CHPV/VC. A ideia, recorde-se, é que o projeto que arrancou por cá seja, paulatinamente, alargado a todo o país.

Já quanto à criação da ULS, englobando o CHPV/VC e o ACES, o objetivo é que esteja criada até ao final do ano. Nas reuniões nas duas autarquias estiveram presentes o diretor do Centro Hospitalar, Gaspar Pais, e a diretora executiva do ACES, Judite Neves. Póvoa de Varzim e Vila do Conde, através de Aires Pereira e Vítor Costa, mostraram-se disponíveis para colaborar na melhoria das condições dos dois hospitais e destacaram a importância de se avançar com a melhoria das infraestruturas nos dois velhinhos equipamentos.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login