Rádio Onda Viva

Emissão Online

A Póvoa de Varzim integra rede restrita em Portugal

A Póvoa de Varzim já faz parte da Rede de Cidades e Vilas que Caminham. Após a assinatura do protocolo, o presidente da Câmara e a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) hastearam a bandeira na Praça do Almada.

Aires Pereira diz que a integração do município na rede “reforça o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com base no conceito ‘Cidade 15 minutos’”. A ideia é continuar a apostar na pedonalização – como já aconteceu no caso da reabilitação do Bairro da Matriz – e em medidas integradas, como a interdição da avenida dos Banhos à circulação automóvel aos fins-de-semana durante a época balnear. O edil explicou que, neste trabalho, insere-se ainda a preocupação em garantir que as vias poveiras são 100% inclusivas, nomeadamente para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade, como aconteceu na rua Rocha Peixoto, uma das razões que levou a Póvoa a ser considerada, desde 1996, a capital portuguesa do Boccia.

Paula Teles, do ICVM, diz que a rede já conta em Portugal com cerca de 30 municípios e faz parte de um acordo com uma rede semelhante criada em Espanha, que junta já mais de 80 municípios do país vizinho. A ideia é que seja uma plataforma de partilha de experiências e de soluções que constituam exemplos de boas práticas urbanas em matéria de mobilidade suave. Nas ações previstas, encontram-se ações de formação nacional e internacional aos técnicos das autarquias para a elaboração de projetos de espaço público, com vista a melhorar as suas competências técnicas.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login