Rádio Onda Viva

Emissão Online

Biólogo e diretor do CIBIO distinguido pelo governo francês

A embaixada de França condecorou Nuno Ferrand de Almeida, o biólogo e diretor do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, situado em Vairão. Nuno Ferrand recebeu as insígnias de cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra de França.

A distinção resulta de dezenas de anos de colaboração do CIBIO com França e é a mais alta condecoração atribuída pelo Estado francês. Destina-se a pessoas que se destaquem pelos seus méritos excecionais ao serviço da nação francesa. Ferrand dirige o CIBIO há mais de duas décadas. Embora discreto, o centro tem cerca de 400 alunos e investigadores e é um dos mais reconhecidos centros de investigação europeus em matéria de biodiversidade. Tem, há largos anos, uma colaboração intensa com a Universidade de Montpellier, considerada como uma das melhores do mundo na área da ecologia e da evolução.

Nuno Ferrand tem dedicado a sua vida a investigar a biologia evolutiva e a diversidade genética. É professor catedrático do departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Foi diretor do Museu de História Natural da Universidade do Porto entre 2010 e 2015, ano em que fundou o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, do qual faz parte a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, inaugurada em junho de 2017 em parceria com a Agência Ciência Viva.

Em 2022, foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, atribuída pela Câmara do Porto. Nesse mesmo ano, foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva 2022, pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador e divulgador nas áreas da biodiversidade e da biologia evolutiva.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login