Rádio Onda Viva

Emissão Online

Polémica: Sul não foi no Cortejo de Usos e Costume saiba porquê

O Bairro Sul não desfilou, ontem, no Cortejo de Usos e Costumes. A Lapa queixa-se de injustiça e diz que foi a Câmara que impediu o Sul de desfilar. A autarquia, por seu lado, acusa o bairro de querer levar a claque no camião gigante e panorâmico (na foto), que, por motivos de segurança, não poderia fazê-lo. O resto, alega a autarquia, liderada por Aires Pereira, foi decisão da direção do Leões da Lapa.

“Por impedimento do município não nos foi permitido seguir no Cortejo pela avenida dos Banhos”, afirmou o Leões da Lapa, num curto comunicado, emitido ao final da tarde, quando, à beira-mar, todos esperavam o bairro que deveria de fechar o Cortejo. “Somos um só, um bairro inteiro, forte e timoneiro”, continua o Sul, que, face à proibição de levar o camião, decidiu não participar no Cortejo. Rusgas e camião acabaram a desfilar pela EN13 e a festa terminou na estátua de São Pedro.

Uma hora mais tarde, a Câmara reagiu. Garante que os seis bairros tiveram “as mesmas regras e condições de acessibilidade ao cortejo” e que não foi vetada a participação a ninguém. “Por se tratar de um cortejo de usos e costumes planeado no âmbito da comemoração dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade, são apenas admitidos no desfile os pares e respetivos adereços. Por questões de segurança, não são – nem foram nunca no passado – admitidos outros equipamentos, nem a atuação de claque”, explica a autarquia em comunicado.

Já madrugada dentro, o Sul voltou a reagir. Diz que tentou apenas “levar alguns simpatizantes do bairro, num veículo de transporte adequado, para cantar as marchas de S. Pedro. Consideramos que isso também faz parte da história do S. Pedro da Póvoa de Varzim”. Garante ainda que a organização nunca colocou restrições à criatividade das associações nas reuniões preparatórias do Cortejo

“Até ao último minuto, tentamos obter a autorização de todas as formas possíveis: com pessoas, sem pessoas, com faixas, sem faixas, com rusga, sem rusga. No entanto, todas as nossas tentativas foram negadas. Não conseguimos uma resposta plausível. Portanto, a nossa única alternativa, diante da proibição de hoje, foi regressar a casa pela Nacional 13. Continuaremos a lutar pelos valores que nos são caros e a defender o nosso Bairro Sul com união e determinação. Pela verdade. Viva o Bairro Sul!”, remata a direção do Leões da Lapa.

A polémica a fechar as 61.ª festas de São Pedro da Póvoa de Varzim.

RECOMENDADAS

Login