Rádio Onda Viva

Emissão Online

Beiriz vai produzir eletricidade e abastecer clube e 14 casas

O pavilhão do União Desportiva de Beiriz (UDB) vai começar, muito em breve, a ser ocupado por painéis solares. O clube vai produzir energia, que vai alimentar o pavilhão e o campo de futebol e ainda 14 casas da freguesia. Será a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) num clube de futebol não profissional em Portugal, a primeira em todo o concelho e vai produzir mais de 52 mil quilowatts por ano. Para o Beiriz, explica o presidente, Cláudio Fonte, a fatura da eletricidade vai diminuir e muito.

Quando a direcção de Cláudio Fonte chegou, em Outubro de 2020, a fatura de eletricidade do clube era de cerca de mil euros por mês. Com a mudança para lâmpadas LED baixou 45%. Agora, é “mais um passo”.

O projeto, levado a cabo em parceria com a empresa de Vila do Conde SES (Sustainable Energy Systems), para além de beneficiar o clube que terá energia mais barata e “limpa”, beneficiará mais 14 famílias de Beiriz que queiram aderir à CER e consumir a energia produzida pelos 66 painéis. Em termos práticos, só terão que aderir – junto da SES - a um novo fornecedor de eletricidade.

A instalação dos painéis deverá arrancar ainda este mês e estará concluída no final de agosto. A SES assume o custo e, no fundo, o Beiriz “aluga” 600 m2 de telhado e recebe uma renda por isso. O contrato é válido por 15 anos. Ser pioneiro, diz Fonte, “é um orgulho” e o próximo passo já está definido.

Cláudio encontrou um clube “parado no tempo”, com “problemas financeiros e estruturais”. O obejtivo era “fazer mesmo alguma coisa”. Dois anos e meio depois, tem a “casa” arrumada e está focado no crescimento do Beiriz. Já para a próxima época haverá seis escalões federados no futebol e no futsal.

As novidades no Beiriz que vai avançar com a primeira Comunidade de Energia Renovável da Póvoa de Varzim. O Vitória de Guimarães já anunciou que vai avançar com um projeto idêntico, que será apresentado na próxima semana, numa parceria com a mesma empresa.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login