Rádio Onda Viva

Emissão Online

GNR reforça patrulhamento nos caminhos de Santiago

Está em curso, até dia 30 de outubro, a operação “Bom Caminho” da GNR. O objetivo é promover, durante os meses de maior afluência de peregrinos, um “patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade” ao longo dos caminhos portugueses até Santiago de Compostela.

A GNR espera que, com a realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em agosto, haja “um fluxo muito significativo de jovens de todo o mundo em Portugal e, em particular, nos caminhos de Santiago”. E, por isso mesmo, vai reforçar a sua presença nos locais mais isolados e ermos do caminho, junto a infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração de peregrinos. Nos períodos mais concorridos haverá mesmo operações conjuntas com a Guardia Civil espanhola.

A Guarda aconselha os peregrinos a planearem o percurso, sinalizar o início e fim dos grupos, caminhar em fila única, evitar desviar-se do percurso, caminhar apenas durante o dia, utilizar roupas claras e material retrorrefletor, circular pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas, sempre no sentido contrário ao trânsito.

Recomenda ainda que tragam sempre consigo documento de identificação, mantenham o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família, não utilizem auscultadores, evitem transportar grandes quantias em dinheiro e não deixem bens ou dinheiro ao alcance de terceiros nos albergues.

A operação está a cargo dos comandos territoriais do Porto, Braga, Viana, Vila Real e Viseu e incide sobre os três caminhos em território nacional – o Caminho Português, o Caminho Português da Costa e o Caminho Português Interior.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login