Rádio Onda Viva

Emissão Online

Igreja Matriz e Igreja do Mosteiro de Santa Clara incluídas no PRR

Já está concluída a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência para o Património Cultural. São mais 40 milhões de euros a juntar aos 150 milhões já previstos e 29 monumentos que passam a ter verbas para obras. Entre eles estão a Igreja Matriz e a Igreja do Mosteiro de Santa Clara, ambas em Vila do Conde e monumentos nacionais, contempladas agora com 1,9 milhões de euros.

Para a Igreja Matriz estão previstos 250 mil euros para continuar as obras, cuja primeira fase está quase a terminar e significou um investimento de cerca de 464 mil euros na cobertura e na torre sineira.
Em Santa Clara, o caso é ainda mais grave e foi denunciado em março numa visita guiada pelo edil Vítor Costa. Chove lá dentro, há vitrais partidos, o coro alto e o órgão estão em risco de ruína e há centenas de documentos, pinturas e objetos de arte sacra ao abandono. Agora, prevê-se um investimento de 1,65 milhões de euros.

A reprogramação do PRR para o Património Cultural foi anunciada, ontem, pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, em Évora. No distrito, para além de Vila do Conde, apenas o Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia) e a Casa das Artes (Porto) foram incluídos nas 29 intervenções, que se juntam às 49 que estavam já programadas.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login