Rádio Onda Viva

Emissão Online

Projeto pioneiro de apoio a idosos que vivem sozinhos em risco

É o Porta 55+ e, desde 2020, que mudou a vida quase 150 pessoas nas freguesias de Árvore, Mindelo e Vila Chã. Agora, findo o apoio comunitário a 30 de junho, o projeto do Centro Social e Paroquial de Mindelo (CSPM), financiado pelo Portugal Inovação Social, corre o risco de terminar. O vice-presidente do Centro Social, Joaquim Pereira Cardoso, explica que, até ao final do ano, a instituição decidiu manter de pé o Porta 55+ e está, agora, empenhada em encontrar apoios para não deixar ninguém para trás.

Pereira Cardoso diz que é preciso que as empresas comecem a ter responsabilidade social e defende que o Porta 55+ deve tornar-se numa política pública e ser replicado em todo o país.

O vice-presidente do CSPM, que ontem apresentou publicamente os resultados do projeto, diz que, avaliado cientificamente, o Porta 55+ tem tido resultados muito positivos no combate à solidão e na prevenção de quadros demenciais.

O projeto faz bem aos idosos, que, assim, têm uma companhia, sentem-se apoiados, fazem jogos e exercícios de estimulação cognitiva e revelou-se, também, uma mais-valia para os voluntários, todos com mais de 55 anos, que os apoiam e se sentem, assim, socialmente úteis.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login