Rádio Onda Viva

Emissão Online

Curso de medicina em parceria com o Hospital do Bonfim chumbado

A Agência de Acreditação voltou a chumbar a proposta da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) para a criação de um novo curso de Medicina, que iria funcionar em parceria com o Hospital Senhor do Bonfim, situado em Touguinhó, Vila do Conde. A Cooperativa de Ensino já recorreu ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel para suspender a decisão.

Em comunicado, a CESPU diz que a decisão “contém vícios na forma e uma postura tendenciosa” e, por isso mesmo, interpôs uma providência cautelar. Garante que não foi ouvida e que os prazos previstos não foram cumpridos, pelo que entendeu ter havido um “deferimento tácito” do mestrado Integrado em Medicina e chegou mesmo a solicitar o registo do curso. Agora, a decisão chegou, finalmente, não nove, mas 13 meses depois e o curso foi, de novo, chumbado.

Com 60 vagas, o mestrado seria destinado a alunos nacionais e estrangeiros. As aulas teóricas seriam no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), na Gandra e o ensino clínico no hospital-escola da Trofa Saúde, em Vila do Conde.

A Agência diz que os critérios de admissão favoreciam os alunos da instituição e que o curso levanta dúvidas ao substituir os dois primeiros anos de formação em Medicina pela licenciatura em Ciências Biomédicas do IUCS.

A CESPU já viu a sua tentativa chumbada por seis vezes. Em Portugal, só a Católica tem o curso de Medicina fora das universidades públicas. No início do ano, foi aprovado um segundo na Universidade Fernando Pessoa, que deverá arrancar em setembro.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login