Rádio Onda Viva

Emissão Online

Praia da Estela continua com problema grave há dois anos e edil acusa APA de não arranjar solução

A deputada do BE, Sara Pereira, quis saber por que continuam, dois anos depois, os sacos de areia (geo bags) espalhados pelo areal na praia da Estela. A pergunta foi dirigida a Aires Pereira na última Assembleia Municipal e a resposta deixou desiludida a médica que, em 2021, denunciou o caso.

O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim acusou o Governo de estar a tratar de forma diferente os municípios que não socialistas. Aires Pereira está indignado com a falta de soluções da Agência Portuguesa do Ambiente que tem jurisdição e competência para intervir sobre a área afetada. O problema da falta de proteção da duna arrasta-se na praia da Estela e o edil alerta para o risco que corre a produção hortícola daquela região, uma das atividades económicas com mais expressão no concelho, com a eventual contaminação dos aquíferos com água salgada.

Mais de dois anos depois das primeiras chamadas de atenção, Aires Pereira diz que há falta de vontade política para resolver a situação quando, por exemplo, na vizinha Vila do Conde, se resolveram já situações de muito menor gravidade como a deslocalização dos passadiços, na Reserva Ornitológica de Mindelo, para a qual estão previstos 800 mil euros.

Com a época balnear à porta, a Câmara está “de pés e mãos atadas” perante um problema que urge resolver. Até o Estela Golfe já quis limpar a praia, mas esbarrou na necessária autorização da APA, que nem isso conseguiu resolver.

O BE vai agora, através da eurodeputada Marisa Matias, levar o caso à Comissão Europeia.
VianaCar

RECOMENDADAS

Login