Rádio Onda Viva

Emissão Online

A paragem está quase a acabar: pesca da sardinha vai recomeçar já na próxima terça-feira (dia 2)

Foi publicado esta sexta-feira o despacho da secretária de estado das Pescas, Teresa Coelho, que autoriza a reabertura da pesca da sardinha a partir das zero horas do dia 2 de maio, a próxima terça-feira. A quota é gerida conjuntamente por Portugal e Espanha, tendo a frota lusa para este ano pouco mais de 37,5 mil toneladas (em rigor 37 642), ou seja 66,5% do bolo total permitido para os dois países ibéricos. A fatia portuguesa é quase toda (98,5%) para embarcações integradas em organizações de produtores, ficando somente 565 toneladas para os restantes armadores.

Pelo despacho de Teresa Coelho, a trabalhar nos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde é reconhecida uma organização, a Apropesca. A norte desta região opera a Viana Pesca e para a Sul até Aveiro, incluindo a principal frota do cerco de Matosinhos, a gestão é da Propeixe. A faina vai ser retomada, mas como refere o texto do diploma da governante, as embarcações com mais de 16 metros só podem descarregar diariamente 4500 quilos (aproximadamente 200 cabazes) e as mais pequenas não podem ultrapassar a colocação em lota de 3150 quilos (140 cabazes).

É proibida a captura, manutenção, descarga e venda aos feriados e, por exemplo, entre Caminha e a Figueira da Foz – zona que apanha os barcos da Póvoa, Vila do Conde e Matosinhos – a paragem é obrigatória aos sábados e aos domingos. No resto do território há pequenos ajustes nos horários, mas vigora sempre o princípio das 48 horas de inoperacionalidade da frota e cinco de pesca. Seja como for, será interditada a captura se surgir na lota, durante três dias seguidos, 30 por cento de sardinha pequena (abaixo de 13 centímetros) ou se igual problema for detetado pelos “observadores” que vão ser colocados a bordo das embarcações.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login