Rádio Onda Viva

Emissão Online

Aires Pereira e João Trocado analisam Relatório de 2022

O presidente Aires Pereira defendeu que os números do Relatório e Contas de 2022 da Póvoa de Varzim traduzem “bem a capacidade de execução” e “a tranquilidade financeira” da autarquia, que permitiram “cumprir os objetivos”, “não obstante o cenário de crise” e “alguns constrangimentos”, como a transferência de competências, permitindo “enfrentar com segurança os desafios do futuro”. 

Os vereadores socialistas preferiram a abstenção por não terem sido parte ativa na elaboração do plano e João Trocado sublinhou não ter ficado esclarecido sobre o impacto da transferência de competências nas contas. O líder do PS lembrou que Aires Pereira afirmara em maio passado esperar um défice de 4,4 milhões no domínio da educação, mas que afinal não se terá concretizado nem foi referido no relatório. João Trocado acusa o edil de “aproveitamento político a favor do PSD e contra o Governo” e estranha a falta desses detalhes no documento, dizendo que “não se quis mostrar os números”. Na resposta, Aires Pereira assegurou que a autarquia tem vindo a suportar o diferencial do dinheiro que tem sido transferido pelo Governo. Apesar de dizer que não há ainda um montante apurado dessa diferença por estar a aguardar a correção de algumas verbas, o autarca admite que esse valor em falta possa atingir somente os 2 milhões de euros. 

Noutro capítulo, o PS disse ainda manter a preocupação com algo que não surge nas contas: o pagamento de elevadas indemnizações reclamadas em tribunal devido a problemas relacionados com diversas empreitadas de anteriores mandatos. 

Já quanto à Varzim Lazer, a empresa que gere alguns dos equipamentos municipais e cuja existência João Trocado continua a contestar, o vereador entende que mantém desempenho insuficiente e que deveria ser extinta, integrando os funcionários nos quadros da Câmara. Aires Pereira mantém a discordância e defende que a Varzim Lazer continua a trazer “ganhos de eficácia e eficiência” para o município, apresentando “uma gestão equilibrada” e prestando “um serviço público” a muitas entidades locais. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login