Rádio Onda Viva

Emissão Online

Prémios na Póvoa de Varzim para quem separa resíduos alimentares

Já foram atribuídos os seis primeiros prémios sorteados para quem, na Póvoa de Varzim, separou os resíduos alimentares que vão participar no processo de elaboração de fertilizantes da Lipor.

Três dos cabazes da Horpozim (Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim) – são essas as distinções – foram divididos pelas 3 áreas que têm, na rua, recipientes específicos para a colocação dos resíduos alimentares. A esses depósitos só se consegue aceder com uma chave eletrónica, através de um “chip” instalado nos baldes distribuídos aos moradores pela câmara ou usando um dispositivo com um formato pequeno para, por exemplo, poder ser colocado num 'porta-chaves'. Outros três cabazes foram para possuidores de contentores de recolha porta-a-porta.

A vereadora com o pelouro do Ambiente Sílvia Costa (na imagem ao centro) e o presidente da Horpozim, Manuel António Silva (à esquerda), fizeram questão de fazer pessoalmente a entrega dos primeiros prémios que serão trimestrais.

A Câmara lembra que “com esta iniciativa, o Município da Póvoa de Varzim pretende valorizar o papel de quem separa os resíduos alimentares, permitindo que estes sejam transformados em composto orgânico, devolvendo à terra o seu valor produtivo numa lógica de economia circular”

Os interessados em participar no sorteio não têm de se inscrever, apenas fazer a separação e deposição dos resíduos nos contentores ou no no sistema de recolha. O próximo sorteio será efetuado em julho.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login