Rádio Onda Viva

Emissão Online

'Dia do Anjo' na Póvoa e V. Conde: há informações a ter em conta

Esta é a chamada “2.ª feira do Anjo” em que muitos poveiros e vila-condenses aproveitam para fazer piqueniques um pouco por todo o lado. Por causa dessa tradição, nas duas terras há serviços encerrados como os das câmaras Municipais e, no caso poveiro, foi avisado que o Mercado e os pólos da Biblioteca  também estão de portas fechadas. Mas há mais mudança: a Câmara de Vila do Conde alerta que não haverá recolha de resíduos e pede aos munícipes que não coloquem os recipientes à porta.      

É importante também saber o estado de tempo previsto. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê “Céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã e no final do dia. Vento fraco, soprando moderado (15 a 25 km/h) de noroeste durante a tarde.A temperatura máxima será de 19º. 

Recorde-se que em nome da defesa da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e da Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVC e ROM) até às duas da tarde estará  interditado o trânsito rodoviário na rua da Estrada Velha, entre as freguesias de Árvore e Mindelo e vice-versa, claro

Do ponto de vista histórico, esta tradição, de convívio e repasto ao ar livre, após as limitações da Quaresma e da Páscoa, terá conhecido um impulso decisivo quando no primeira metade  do século passado, as duas bandas de música da Póvoa – a a dos ‘Passarinhos’ e a dos ‘Malhados’- arrastaram multidões para a “festa da Hera” que decorria na freguesia poveira de Argivai, ou o Anjo (a paróquia tem como patrono S. Miguel-o-Anjo). Daí o dia de ir "ao Anjo".

VianaCar

RECOMENDADAS

Login