Edil na expetativa sobre promessa governamental
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quarta-feira, 05 abril 2023 15:29
- Escrito por: João Ricardo
Aires Pereira aguarda com expetativa que as dragagens no porto da Póvoa de Varzim sejam mesmo retomadas este mês de abril. O Ministério da Agricultura, que tutela a área das pescas, deu conta à rádio pública que estão a ser realizados alguns estudos e que será executada uma dragagem de 60 mil metros cúbicos para manter e garantir a segurança da navegação das embarcações de pesca e recreio.
Este anúncio chega após recentes queixas, por exemplo, de Carlos Cruz, o líder da Apropesca, e do presidente da Câmara. Ambos denunciaram estar em risco a maior comunidade piscatória do país devido ao intenso assoreamento da barra, que torna perigosa a entrada e saída dos barcos. O edil poveiro já disse que vai ficar atento à execução prometida e espera que a retirada de inertes comece em breve para devolver a operacionalidade ao porto.
Aires Pereira manifestou ainda a esperança de ver introduzida uma mudança de procedimentos que leve as areias a servirem para a reposição das praias e não levadas para alto-mar. Refira-se que o ministério de Maria do Céu Antunes acrescentou também que o "Plano Plurianual de Dragagens de manutenção dos Portos de Pesca do Norte no triénio 2021-2023" está em normal execução.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol