Rádio Onda Viva

Emissão Online

Edil na expetativa sobre promessa governamental

Aires Pereira aguarda com expetativa que as dragagens no porto da Póvoa de Varzim sejam mesmo retomadas este mês de abril. O Ministério da Agricultura, que tutela a área das pescas, deu conta à rádio pública que estão a ser realizados alguns estudos e que será executada uma dragagem de 60 mil metros cúbicos para manter e garantir a segurança da navegação das embarcações de pesca e recreio.

Este anúncio chega após recentes queixas, por exemplo, de Carlos Cruz, o líder da Apropesca, e do presidente da Câmara. Ambos denunciaram estar em risco a maior comunidade piscatória do país devido ao intenso assoreamento da barra, que torna perigosa a entrada e saída dos barcos. O edil poveiro já disse que vai ficar atento à execução prometida e espera que a retirada de inertes comece em breve para devolver a operacionalidade ao porto. 

Aires Pereira manifestou ainda a esperança de ver introduzida uma mudança de procedimentos que leve as areias a servirem para a reposição das praias e não levadas para alto-mar. Refira-se que o ministério de Maria do Céu Antunes acrescentou também que o "Plano Plurianual de Dragagens de manutenção dos Portos de Pesca do Norte no triénio 2021-2023" está em normal execução.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login