Rádio Onda Viva

Emissão Online

Praias poveiras vão ficar mais seguras graças ao projeto de 5 jovens

O Projeto “Lançar Para Salvar” foi o vencedor da edição de 2023 do Orçamento Participativo Jovem da Póvoa de Varzim. 55% dos votos dos 608 eleitores, em concreto 337, foram para este projeto que implica um investimento de 30 mil euros e pretende ser pioneiro em Portugal na conjugação da colocação das boias e placas informativas em cada praia da costa poveira entre a cidade e a freguesia da Estela.

A concurso nesta sétima edição estavam também projetos ligados a melhorias no Agrupamento de Escolas Campo Aberto (Beiriz) e na Escola Dr. Flávio Gonçalves. São 5 os autores da iniciativa que será agora concretizada com o apoio financeiro da autarquia: Alexandre Galiza, André Faria, Isaac Moreira, Maria Ferreira e Ricardo Rosmaninho. Este quinteto tem em comum a ligação às praias locais como nadadores salvadores e bodyborders.

Em breve passarão a existir meia centena de boias circulares ao longo de toda a costa balnear, acompanhadas de retenidas flutuantes (cordas) de 36 metros e de painéis informativos com orientações preventivas e contactos de emergência para salvar pessoas em risco de afogamento nas praias do concelho. O objetivo do quinteto é melhorar a segurança balnear no concelho ao longo de todo o ano e sensibilizar os mais novos para uma cultura preventiva junto ao mar. 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login