Rádio Onda Viva

Emissão Online

'Cordão humano' em defesa da ROM. Em Vila do Conde

A FAPAS (Associação Portuguesa para Conservação da Biodiversidade) organiza no domingod e manhã um “cordão humano” para chamar a atenção das autoridades estatais para a necessidade de ser reposto rapidamente o cordão dunar junto à Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) uma vez que a água salgada do mar pode colocar em causa a riqueza ambiental do espaço. O dirigente Vítor Gonçalves refere que a Agência Portuguesa do Ambiente (organismo estatal) já foi alertada para a situação, mas não deu qualquer resposta para o problema.

“A Câmara já nos recebeu e disse que estava a fazer tudo ao seu alcance, mas que esta era uma competência da APA. O presidente, Vítor Costa, mostrou-se solidário com o nosso cordão humano, e solicitou a presença da autarquia na iniciativa”, disse à Agência Lusa.

O “cordao humano” vai ser feito a partir das 10 da manhã no ponto exato onde o mar está a entrar por terra adebtro. A ROM foi criada em 1957, sendo então a primeira em Portugal, e desde 2009 foi integrada na Rede Fundamental de Conservação da Natureza. Acolhe uma diversidade de plantas, 81 espécies de aves, 57 das quais com um estatuto de conservação, e 14 das 17 espécies de anfíbios presentes em Portugal.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login