Rádio Onda Viva

Emissão Online

'Dia de Vila do Conde' e 'Dia de Argivai (Póvoa)': eis o que está previsto

Em 26 de março, mas no ano de 953 era assinada uma carta de compra e venda de terras onde aparecem referidos os nomes de Vila do conde e de Argivai, na Póvoa de Varzim. É o documento mais antigo, descoberto para já, onde tal acontece e, por isso, foi  escolhida a data para ser assinalado o Dia de Vila do Conde e o Dia de Argivai.

Na freguesia poveira, às 11 da manhã será homenageado, no cemitério local, Manuel Francisco Lopes. Às duas da tarde, no largo do padrão, haverá teatro de rua sobre o tema “Argivai Terra Mãe” e às cinco da tarde o povo reúne-se, no salão Villa Argevadi, para um lanche com porco no espeto. No sábado, no arranque das comemorações, houve um jogo de veteranos etre a UDC Argivai e o Rio Ave FC que terminou com uma iguladade a dois golos.

Em Vila do Conde, são duas as iniciativas previstas: às quatro da tarde, no Centro de Memória, ocorre a inauguração da exposição “linha do Tempo” de Júlio e às cinco da tarde a Câmara Municipal e a Direção de Cultura assinam um protocolo que permitirá a recuperação da Igreja do Mosteiro de Santa Clara, um Monumento Nacional. O presidente da Câmara, Vítor Costa aborda os dois momentos (ouça no noticiário)

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login