Rádio Onda Viva

Emissão Online

Concurso de design premiou três jovens inovadoras

Os estudantes da Licenciatura em Design Industrial da Escola Superior de Artes Media e Design apresentaram várias propostas ao concurso Póvoa iNOVA Academy. O Centro Póvoa Empresas acolheu ontem a abertura da exposição e a cerimónia de entrega de prémios aos três melhores trabalhos. Cláudia de Lima e Mendonça foi a grande vencedora, Marta Rodrigues Monteiro ficou em segundo lugar e Joana Rita Bastos Pereira foi a terceira classificada. Estas três jovens do Instituto Politécnico do Porto receberam, cada uma, um cheque de mil euros. A primeira classificada vai também ter direito a um estágio remunerado na ECOSTEEL.

Esta foi a primeira edição de um concurso de ideias anual dirigido a todos os universitários ou alumni, residentes ou estudantes no concelho da Póvoa de Varzim. O arranque da iniciativa promovida pela autarquia contou com a parceria da empresa localizada na Zona Industrial de Laúndos. Esta lançou como desafio a criação de um puxador novo para janelas open/pivotante que conjugasse preocupações de funcionalidade, design, economia circular e inovação tecnológica. Foram desenvolvidas 14 propostas de puxador pelos estudantes finalistas da Licenciatura em Design — Ramo Industrial e estudantes em mobilidade Erasmus que integraram o grupo, estando os trabalhos agora patentes no Centro Coordenador de Transportes.

A sessão contou com as presenças do presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do CEO da ECOSTEEL, José Maria Ferreira, e da presidente da ESMAD, Olívia Marques da Silva. Uma segunda edição do concurso está já na forja, tal como a criação de um novo: o Prémio Póvoa iNOVA Summer Academy, destinado a jovens que concluíram o ensino secundário ou profissional e que não pretendem seguir para o ensino universitário.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login