Rádio Onda Viva

Emissão Online

Obra de 4,5 km e 5 milhões inaugurada em Esposende

Esposende inaugurou este sábado um dos maiores investimentos de sempre no concelho. A obra do canal intercetor de proteção e gestão de riscos, cheias e inundações da cidade ultrapassou os 5 milhões de euros. Depois dos problemas que se verificaram em 2013, esta foi a solução encontrada para garantir a segurança da população, das atividades económicas, do património cultural e do meio ambiente. Essa mesma utilidade foi comprovada em janeiro último, aquando das inundações que fustigaram muitas zonas do país, estando a autarquia a planear a construção de sistemas idênticos noutros locais do concelho normalmente afetados por inundações, revelou Benjamim Pereira.

O edil explicou que a obra reflete a consciencialização para as questões da sustentabilidade e o avanço das tecnologias. Ao longo de 4,5 quilómetros, existem diversos sensores de monitorização do caudal que, em tempo real, permitem o recurso a pontos alternativos de escoamento das águas. A ladear o canal foram plantadas cerca de 30 mil plantações, entre árvores, estacarias e arbustos, além de serem adotados materiais de salvaguarda do património natural, nomeadamente da vida selvagem e dos habitats.

A empreitada, que envolveu negociações com os proprietários de mais de 200 parcelas de terreno, teve início em julho de 2019 após o Ministério do Ambiente ter classificado a cidade de Esposende como “zona crítica”, no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente, que esteve representado na inauguração pelo vice-presidente José Carlos Pimenta Machado. O projeto desenvolvido pelo Município acolheu o financiamento do Fundo de Coesão, ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Paralelamente ao canal estende-se um circuito de visitação e prática desportiva que entronca na Ecovia do Litoral Norte e, futuramente, no Parque da cidade, proporcionando novas opções de mobilidade suave.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login