Rádio Onda Viva

Emissão Online

Antiga estação radionaval de Apúlia prestes a receber pólo de universidade

Já só falta um parecer da Marinha para avançar o projeto de transformação da antiga estação rádio-naval de Apúlia num pólo de investigação da Universidade do Minho (UM). O presidente da Câmara de Esposende esteve no programa Grande Entrevista e confirmou que está iminente a apresentação pública do processo que inicialmente apontava a criação no local de um Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha. "Evoluiu para algo mais alargado", conta Benjamim Pereira (ouça no noticiário)

O autarca espera que a transformação do espaço seja apoiado por verbas estatais e comunitárias até porque a autarquia já teve o seu esforço financeiro com a aquisição da estação radionaval e a elaboração do projeto. "Seria ridículo que um projeto desta dimensão e com o envolvimento de uma das maiores universidades portugueses, não viesse a ser apoiado", acrescentou Benjamim Pereira (idem). 

A Universidade do Minho vai criar em Apúlia um "laboratório vivo" para várias áreas de investigação e, noutro local, no forte de S. João Batista, participar no surgimento de um"Centro de Divulgação Cientifica". Nesse mesmo imóvel histórico deverá ser instalada a sede do Parque Natural litoral Norte (idem). 

Já pode escutar na íntegra a entrevista  Benjamim Pereira na secção podcast no site da rádio ou diretamente aqui

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login