Rádio Onda Viva

Emissão Online

Em Rates já estão a crescer centenas de novas árvores

A vila de S. Pedro de Rates, em concreto uma zona próxima ao Parque Verde, foi palco, no passado sábado, de uma grande ação de plantação de árvores. A iniciativa foi promovida no âmbito do ‘FUTURO – projeto das 100 mil árvores’ do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), que forneceu a matéria-prima.

O objetivo foi reconverter uma área privada onde predominava o eucalipto, com cerca de 1 hectare, num bosque nativo, através da plantação de mais de oito centenas de árvores/arbustivas carvalho-alvarinho, medronheiro, amieiro, bétula, aveleira, gilbardeira, entre outras espécies nativas características dos habitats florestais e de linhas de água.

O ambientalista Pedro Macedo, cuja família é dona do terreno, destacou que esta iniciativa também se insere num novo projeto que está a surgir, intitulado ‘Póvoa em Transição’, que prepara o concelho para um futuro mais sustentável.

Esta intervenção em Rates, que contou com o apoio da Câmara da Póvoa de Varzim, foi considerada essencial para atrair mais fauna e flora nativa, melhorar a condição do solo e potenciar todos os benefícios dos bosques nativos para as futuras gerações, contribuindo com mais um passo para recuperar a paisagem e promover o equilíbrio do ecossistema da região.

A vereadora com o pelouro do ambiente, Sílvia Costa, aproveitou para revelar quando vão ocorrer as próximas iniciativas do género: no dia 19, na antiga lixeira de Laundos, para assinalar o Dia do Pai numa parceria com os Bombeiros, e depois a 21 de março, Dia Mundial da Árvore, nos jardins da Escola Secundária Eça de Queirós.

Muito feliz com o sucesso do evento mostrou-se o presidente da junta de Rates, Paulo João Silva, que destacou o empenho da família Macedo nesta parceria importante para o desenvolvimento ambiental da vila. A empresa Irmãos Craveiro, localizada em Rates, foi outra parceira fundamental do projeto ao fornecer as estacas para as árvores que foram plantadas.

Nesta ação participaram dezenas de voluntários de todas as idades, com destaque para os muitos jovens que fizeram questão de se associar a este gesto de cidadania ativa. Algo que muito alegrou o anfitrião Pedro Macedo por deixar na juventude as sementes para uma mudança de comportamentos que é necessária.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login