Rádio Onda Viva

Emissão Online

Ministra visitou 'A Poveira' e mostrou atenção a setor vital na região

A Fábrica de Conservas ‘A Poveira’ recebeu a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. A governante fez-se acompanhar da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

A comitiva visitou a empresa situada na Zona Industrial de Laundos, que é uma das principais empregadoras e divulgadoras do concelho, apresentando um crescimento sustentado nos últimos anos. ‘A Poveira’ tornou-se mesmo na primeira conserveira portuguesa a conseguir posicionar-se no mercado por forma a ultrapassar, ainda este ano, os 100 milhões de euros de faturação. O administrador António Cunha mostrou aos visitantes o trabalho diariamente realizado e a ampliação das atuais instalações, tendo expressado os agradecimentos ao apoio e disponibilidade constantes por parte da autarquia.

Aproveitando a passagem pela Póvoa de Varzim, a ministra da Agricultura e da Alimentação garantiu que está a acompanhar “com muita sensibilidade” as preocupações dos pescadores sobre a criação cinco de áreas para parques eólicos no mar nacional. Recorde-se que as associações de pesca rejeitam a implementação destes projetos de energia renovável flutuante, entre Viana do Castelo e Sines, queixando-se de não terem sido ouvidas e de verem comprometida a atividade das embarcações. Em breve haverá uma reunião com representantes do setor para abordar o tema que está em consulta pública até 10 de março.

Entretanto, Maria do Céu Antunes mostrou-se também “confiante” de que a quota de pesca de sardinha, para Portugal, este ano, seja superior a 30 mil toneladas, superando os valores de 2022, sendo a decisão final, da União Europeia, conhecida em abril. Refira-se ainda que nesta altura está em fase de conclusão o processo de certificação MSC que irá, em breve, valorizar ainda mais a sardinha, tal como está iminente um acordo entre os pescadores do cerco e as conserveiras para que um terço das capturas sejam canalizadas para a indústria transformadora.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login