Rádio Onda Viva

Emissão Online

Presidente da Câmara de Esposende conta novidades sobre aterro que causa mau cheiro

É no programa Grande Entrevista da Rádio Onda Viva que o presidente da Câmara de Esposende revela a última novidade sobre a unidade de tratamento de resíduos da Resulima, situado em Paradela, Barcelos, que tem espalhado mau cheiro pelas freguesias vizinhas.

Benjamim Pereira (na imagem) que lidera um município que pertence a esse sistema de tratamento (Resulima), adianta que a empresa multimunicipal já recebeu da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a derradeira licença de funcionamento da "Unidade de Valorização de Resíduos, mas com a "anotação" de quem tem dois meses para apresentar soluções técnicas para resolver o problema. E no próximo dia oito de março a gestora do espaço conta diretamente transmitir aos presidentes de junta (da zona envolvente) o que pretende fazer, com base nos conselhos da Universidade de Aveiro. (ouça no noticiário)

No programa que é emitido amanhã e no domingo, o autarca esposendense reconhece o eventual prejuízo para as populações com uma situação que tem de ser minorada o quanto antes. Sobre o possível encerramento do equipamento como no limite chega a ser pedido, Benjamim Pereira recorda que ali foi concretizado um investimento foi superior a 30 milhões de euros e, por isso, tal é "praticamente impossível". Todavia, se for chamado na Resulima a contribuir para um investimento em Paradela para eliminar os maus odores, o município de Esposende vai dar o seu voto favorável, garante o edil(idem).

No programa Grande Entrevista,  Benjamim Pereira vai abordar a questão do aterro de Paradela, mas também o caso do deslizamento de terras que provocou a morte a duas pessoas assim como os projetos que tem em curso e quer lançar. Para ouvir no sábado à uma e sete da tarde e no domingo ao meio dia, ficando posteriormente na secção podcast no site para audição a qualquer altura.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login