Rádio Onda Viva

Emissão Online

Aprovada adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham

A Póvoa de Varzim aderiu à Rede de Cidades e Vilas que Caminham de Portugal. Esta resulta de uma parceria entre o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e a Red de Ciudades que Caminan de Espanha. A decisão foi aprovada pelo executivo e o edil Aires Pereira espera que traga mais-valias ao concelho. "A rede preconiza a utilização da rua como espaço de sociabilidades, recuperando o valor da vizinhança, a possibilidade de definir o regresso ao caminho das escolas, a proximidade de usos, funções e espaços coletivos nos entornos das zonas habitacionais, tendo no andar a pé a dimensão essencial da transformação urbana dos lugares no sentido da melhoria substancial da qualidade de vida e da saúde".

O vereador socialista João Trocado espera que a Póvoa de Varzim aprenda com os bons exemplos de outros municípios aderentes e não colocou objeções à adesão desde que esta não sirva apenas para hastear uma bandeira. O eleito do PS deseja que a autarquia faça mais pela mobilidade no concelho, um aspeto que considera estagnado, apesar de algumas boas exceções como os passadiços, dando como exemplo a falta de passeios em ruas de freguesias.

Aires Pereira não concordou com essa crítica da oposição e lembrou as conclusões do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável recentemente terminado. O presidente da Câmara admitiu que ainda há muito por fazer num projeto em “permanente mudança e construção” que ajude a reverter a tendência das cidades “modeladas para o uso do automóvel”. Precisamente por isso, nos últimos anos, a Póvoa de Varzim “está a fazer o percurso inverso ao implementar meios suaves na zona urbana, ao fazer a ligação entre o percurso do mar, desde a zona de Aguçadoura até Navais e ainda ao dar continuidade deste passadiço até Laundos”. Aires Pereira reiterou também que continua desfavorável a outro uso da antiga linha de comboio até Famalicão que não seja o pedonal e o ciclável. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login