Autarca poveiro foi à assembleia de Barcelos pedir travão ao 'fedor' do aterro
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sábado, 25 fevereiro 2023 09:40
- Escrito por: Ângelo Marques
O presidente da Junta de Freguesia de Laundos (Póvoa de Varzim), Félix Marques, foi ontem à Assembleia Municipal de Barcelos manifestar o descontentamento das populações por causa do mau cheiro que é libertado pelo aterro construído, pela Resulima, em Paradela (freguesia de Barcelos).
O autarca poveiro leu uma declaração onde referiu que “há mais de um ano que as populações do território urbano, rural e industrial onde vivem e trabalham mais de 11 mil pessoas dos concelhos de Barcelos, Esposende e Póvoa de Varzim estão a ser afetadas pelo mau cheiro do aterro de Paradela – e a palavra que melhor o define é “Fedor” – sem que haja fim à vista”.
E fazendo-se porta-voz de pessoas de várias freguesias vizinhas ao aterro e que o acompanharam, Félix Marques dirigiu-se neste termos ao presidente da assembleia : “aqueles senhores e senhoras que estão sentados lá em cima [na sala], dia sim, dia não, levam com o “Fedor” em suas casas; eu levo com o “Fedor” em minha casa; os Srs. Presidentes de Junta das freguesias mais afetadas aqui sentados levam com o “Fedor” em suas casas; sei que o Sr. Presidente da Câmara mora na freguesia da Apúlia e leva com o “Fedor” na sua casa; e o Sr. Presidente da Assembleia que também tem uma casa em Barqueiros, leva com o “Fedor” em sua casa, Conclusão: É um problema de todos”.
O autarca poveiro pediu aos elementos da assembleia “que deixem as partidarites de lado”, “deem apoio” ao presidente da Câmara “para que ele tenha mais força e mais peso no conselho de administração da Resulima” e o problema possa finalmente ser resolvido.
A terminar pediu à assembleia que, caso seja necessário mais investimento das câmaras da Resulima na unidade de tratamento de Paradela, viabilize a verba para o efeito.
No período antes da ordem do dia foi aprovada, por unanimidade, a criação de uma Comissão Municipal de Acompanhamento da situação. Uma proposta do Movimento de Cidadãos - Barcelos, Terra de Futuro (integra coligação que dá maioria ao atual executivo)
by WebFarol