Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa aceita receber competências na área da saúde

A Câmara da Póvoa de Varzim aprovou esta sexta-feira a Minuta de Auto de Transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da saúde. A decisão foi tomada por unanimidade numa reunião extraordinária convocada para tratar aapenas desse tema. O documento será agora remetido à Assembleia Municipal na próxima quinta-feira, permitindo que no dia seguinte já seja possível assinar o protocolo com os responsáveis das autoridades nacionais da saúde. 

Após a aceitação de novas competências nas áreas da educação (já em vigor) e da ação social (começa a 3 de abril), chegou a vez do setor da saúde. O presidente destaca que a proximidade das autarquias junto da população deverá resultar numa melhoria das condições de acesso e do funcionamento dos cuidados primários para os utentes. 

O edil explicou que a urgência deste processo está relacionada com a candidatura a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 700 mil euros, para a reabilitação de alguns edifícios, como é o caso do Centro de Saúde da Póvoa de Varzim, da Unidade de Saúde Familiar Terra e Mar (Aver-o-Mar), da Unidade de Saúde Familiar Caminho de Santiago (São Pedro de Rates) e do Centro de Diagnóstico Pneumológico. 

De fora ficam, por agora, intervenções na Unidade de Saúde Familiar das Ondas (Aguçadoura) e na Unidade de Saúde Familiar Casa dos Pescadores (cidade). Os vereadores do Partido Socialista também se regozijaram com este acordo e João Trocado vê nele várias vantagens para o município e a população.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login