Rádio Onda Viva

Emissão Online

Festival e peças em risco. Varazim com a corda na garganta. A sério

O festival de Teatro “É-aqui-in-ócio” que costuma suceder na Póvoa de Varzim, no equinócio, corre o risco de ter uma versão reduzida ou, em caso de falta de financiamento estatal, nem sequer acontecer. A organização é da Associação Varazim Teatro que, como já lhe contámos na Onda Viva, viu rejeitada pelo ministério da Cultura a candidatura ao apoio de verbas bienais e teve ainda de enfrentar o atraso no pagamento da uma verba devida do programa “Garantir Cultura”.

O presidente da instituição poveira, Eduardo Faria esteve no último Grande Entrevista, programa que já encontra na secção podcast da rádio (aqui), e fez referência à realização do festival na Póvoa de Varzim (ouça no noticiário).Em risco estão também em risco outros espetáculos e o acordo com uma produção galega. 

Tudo isto acontece porque não obteve sucesso a referida candidatura da Varazim teatro a verbas do estado para os próximo dois anos ao contrário do que aconteceu em 2021/2022. Nesse ciclo anterior, a Varazim teve uma boa avaliação o que lhe gerou a expetativa de obter a continuidade do apoio.

Sem verba aprovada, a Varazim Teatro enfrenta agora a necessidade de encontrar uma outra fonte de financiamento, mas não será fácil, explica Joana Soares, responsável pela comunicação da instituição (também no noticiário) e que está preocupada com o futuro financeiro da entidade local

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login