Rádio Onda Viva

Emissão Online

O "anel do romance poveiro" lançado para o Dia dos Namorados

O Museu Municipal foi o palco escolhido pela Junta da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai para apresentar a reedição do denominado “mais antigo romance” sobre o concelho. Foi lançado em 1859, chama-se “O poveiro” e o autor foi Manuel Alberto Guerra Leal (um oficial da Marinha destacado na Póvoa de Varzim), sendo “uma história do séc. XIX onde a tragédia romântica só tem um fim feliz graças a um anel que muda os acontecimentos e prova a identidade do amor perdido” entre João e Inês. A obra faz parte da coleção ‘Saudades do Mar’, sendo o segundo volume lançado pela Junta após pesquisa e sugestão de Raul Leitão, da Associação Póvoa Ontem e Hoje.

À porta do Dia dos Namorados (14 de fevereiro) e a propósito do anel referido no livro, com dois corações em destaque, nove ourivesarias locais aceitaram o desafio de o reinventar. As peças especiais que cada uma criou, através da interpretação do romance, também foram dadas a conhecer ao muito público que encheu o espaço. O autarca Ricardo Silva, que lançou a ideia, salientou que esta iniciativa visa enaltecer a tradição centenária da ourivesaria poveira e o rico património histórico e cultural da Póvoa de Varzim, tendo sublinhado a alegria pela adesão registada pelos ourives e desejado o sucesso comercial ao projeto que foi muito elogiado pela vereadora Lucinda Campos Amorim.

O "anel do romance poveiro", elaborado em prata ou ouro e com inspirações originais, está agora à venda nos estabelecimentos aderentes e quem o adquirir recebe gratuitamente o livro. Este está também à venda separadamente, por cinco euros, revertendo toda a receita da venda do romance a favor do Instituto Madre Matilde. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login