Carnaval terá 4 dias de muita folia na freguesia de Gião
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quarta-feira, 01 fevereiro 2023 15:25
- Escrito por: João Ricardo
As Festas de Carnaval em Gião, Vila do Conde, estão de regresso em 2023. Após uma paragem de dois anos devido à pandemia da Covid-19, a direção do Centro Desportivo Cultural e Recreativo de Gião colocou mãos ao trabalho para reativar uma tradição da freguesia. Em parceria com diversas entidades, Junta, Câmara e patrocinadores, foi já dado a conhecer o cartaz para este ano.
O evento tem quatro pontos fundamentais: a arruada espontânea no dia 18 de Fevereiro, o Baile de Carnaval no dia 19 de Fevereiro, o Baile tradicional arrasta pé no dia 20 de Fevereiro, o Cortejo de Carnaval e o Baile de Rua no dia 21 de Fevereiro.
Tudo começa no sábado com uma arruada que sairá às ruas com o grupo de Bombos de Gião juntamente com espontâneos que queiram desfilar. No "Domingo Gordo” realiza-se o Baile de Carnaval pelas 21h30 no Edifício Sócio-cultural de Gião e numa tenda de 150 m2 instalada nos jardins exteriores, sendo esperadas centenas de pessoas para momentos de muita animação com duas pistas de dança (Dj´s José Pedro e Filipe Ramos “Os Ninos” e DJ André Meira) e a atuação do artista Iran Costa. Haverá prémios para os melhores mascarados adultos e crianças.
Na Segunda-Feira o 'Baile de Carnaval arrasta o pé' também é realizado no Edifício Sócio-cultural de Gião pelas 21h30, novamente com prémios a concurso para a Miss Matrafona e o Melhor Entrudo, sendo a animação garantida com o duo “Kadência 3”, o artista Augusto Canário e Kamaro Party
Finalmente, na terça-feira há dose dupla: de tarde, pelas 15h, o Cortejo de Carnaval sai às ruas de Gião (Rua da Felgueira, Rua da Estrada Principal, Rua da Igreja, Rua de Tresval e Rua Nova Aldeia) com vários carros alegóricos, grupos de bombos, gigantones, escolas de teatro, escolas de dança, envolvendo cerca de 1000 pessoas em ação e muitos milhares a assistir também à passagem do Rei de 2023, o ator José Carlos Pereira; à noite, pelas 21h, volta o Baile de Rua no centro da Avenida da Igreja, com animação musical e prémios para melhores mascarados de grupos e individuais, culminando com a queima do “Galheiro” em praça pública.
by WebFarol