Rádio Onda Viva

Emissão Online

Vila do Conde confiante em ser Capital Europeia da Juventude em 2026

Quase 300 jovens de todo o concelho participaram no I Fórum da Juventude Vilacondense. O evento realizou-se no Teatro Municipal no âmbito da candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026. À iniciativa associaram-se o presidente da Câmara, Vítor Costa, o vereador da Juventude, Paulo Vasques, e representantes do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Conselho Nacional de Juventude e da Federação Nacional de Associações Juvenis.

Vários grupos de trabalho compostos exclusivamente por jovens discutiram propostas que querem ver implementadas, apresentando essas ideias publicamente a Vítor Costa com o objetivo de serem incluídas na Estratégia Municipal da Juventude e na candidatura Vila do Conde 26. A presença do edil na sessão de encerramento significou um importante momento de valorização dos contributos dos jovens, tendo destacado a elevada participação cívica. 

“Estou muito confiante de que seremos bem-sucedidos nesta candidatura, que tem qualidade e bases sólidas para ser escolhida. Mas, mais importante é este caminho que estamos a fazer, envolvendo os jovens, num processo que não termina na entrega da candidatura nem na decisão final, mas sim nas sementes que deixámos para o futuro. Este debate de ideias e atitudes é o início de uma longa caminhada que demorará décadas a serem implementadas, mas que acredito vai mudar o concelho de Vila do Conde e a nossa região. Queremos a afirmação plena de Vila do Conde a nível nacional e, também para isso, os políticos têm de ter coragem de tomar decisões com a plena participação dos jovens, ouvindo as suas ideias, conceitos, vontades e leitura do mundo”, disse Vítor Costa.

A candidatura de Vila do Conde é a única a nível nacional e será entregue no dia 6 de fevereiro. Vítor Costa está muito confiante no sucesso, destacando os pontos fortes: “O principal é os vila-condenses, sobretudo os jovens, mas também a nossa localização, equipamentos desportivos e culturais, o património arquitetónico, cultural e natural, além da nossa história milenar, sempre marcada um fortíssimo sentimento identitário e com vontade de vencer. Esta é uma candidatura dos jovens e para os jovens, envolvendo a comunidade, as associações, as freguesias e os decisores políticos, num trabalho que tem de ser conjunto”.

Em março começam a ser selecionadas as melhores candidaturas, que serão primeiro reduzidos a cinco e depois sucessivamente até que uma seja eleita. A Capital Europeia da Juventude é um título atribuído anualmente a uma cidade europeia pelo Fórum Europeu da Juventude e tem como objetivo o desenvolvimento de iniciativas de âmbito cultural, social, político e económico destinadas aos jovens. Braga em 2012 e Cascais em 2018 foram as duas cidades portuguesas já distinguidas com este galardão.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.


Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login