Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmaras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde alertam população

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou a cor dos avisos por causa do mau tempo que tem uma culpada: a depressão Fien, assim se chama o acontecimento atmosférico, que transporta uma massa de ar polar- daí o frio.

Mas o vermelho, o grau mais grave do IPMA, justifica-se pela ondulação que, por exemplos, nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga pode ter picos de 14 metros de altura. Está já está em curso um “Aviso laranja" que vai durar até às 21horas e, a partir daí, o semáforo passa a encarnado até às seis da manhã de amanhã, 4.ª feira.

A Câmara da Póvoa emitiu ontem um alerta à população (recorde aqui) sobretudo por causa do frio e hoje transmitimos a recomendação do município local e também do de Vila do Conde que, subscrevendo a Autoridade Marítima Nacional, pedem à população que se abstenha de passeios junto à costa e nas praias, e não pratique atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Estão fechadas a barras da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende, Caminha, Vila Praia de Âncora,Douro e Aveiro. Estão de navegação condicionada os portos de Viana do Castelo, Matosinhos e Figueira da Foz.

Ainda para mais as ondas estão a ser partidas por um vento forte que, po sua vez, origina um “Aviso amarelo” até à meia-noite.

E pode nevar, até uma quota de relevo de 500 metros de altitude, ou seja pode ocorrer bem perto à Póvoa de Varzim e  Vila do Conde.

(Se está a pensar no poveiro Monte de S. Félix, em Laundos, a sua quota é de menos de metade: o ponto mais elevado está a 202 metros).

VianaCar

RECOMENDADAS

Login