Rádio Onda Viva

Emissão Online

Convento do Carmo vai ser polo regional do Centro de Estudos Judiciários

O novo polo regional do Norte do Centro de Estudos Judiciários será instalado em Vila do Conde. A confirmação foi dada esta quarta-feira por Vítor Costa. O edil revelou que o equipamento ficará no centenário edifício do antigo Convento do Carmo, junto à zona ribeirinha da cidade, sendo cedido gratuitamente pelo município durante 40 a 50 anos e a custo zero, segundo proposta que irá ser levada à reunião do executivo. Esta medida tinha sido anunciada pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, cabendo à tutela o investimento financeiro relativo às necessárias obras de adaptação, cujo valor ainda não é conhecido.

Vítor Costa manifestou alegria pela vinda deste polo de formação de juízes e procuradores, sublinhando que é um sinal da atratividade do concelho vilacondense e um sinal de afirmação da região norte, sendo uma alternativa ao já existente em Lisboa. O objetivo será ter o espaço pronto e a funcionar ainda antes do final deste ano, recebendo cerca de 50 alunos e professores que ajudarão ainda a estimular a economia local. O momento histórico, como enfatizou o autarca, foi também visto como mais um passo para a descentralização e promoção da coesão territorial.

No encontro com a imprensa, Vítor Costa aproveitou para revelar que a Câmara vai assumir os custos de 70 mil euros previstos com os aumentos de 2,7% anunciados pela LIPOR na gestão dos resíduos.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login