Rádio Onda Viva

Emissão Online

Professores em greve parcial nas várias escolas da região

Vários professores da região iniciaram o segundo período letivo com uma greve parcial. Este primeiro dia de aulas em 2023 fica marcado por mais esta iniciativa de contestação dos docentes. Diversas escolas dos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde foram afetadas por esta paralisação, com muitos professores a permanecerem no exterior dos estabelecimentos durante o período da greve.

Um protesto desta vez mais curto, uma vez que só incluiu o primeiro tempo constante no horário de cada trabalhador docente. Segundo Isabel Pessoa, que leciona na escola EB 2,3 de Aver-o-Mar, esta greve serviu para marcar o início de várias ações, estando já prevista uma concentração em frente à Câmara do Porto no próximo sábado, seguindo-se, no dia 14, uma manifestação em Lisboa em defesa da escola pública.

Os docentes querem reiterar o desagrado relativamente a assuntos já referidos na luta que começaram em Dezembro, como o processo de municipalização das escolas, a criação de conselhos municipais e intermunicipais de diretores, os baixos salários que não cobrem despesas e o problema de horários incompletos, entre outros assuntos.

A professora deixa, por isso, o apelo à comunidade em geral (comunidade não docente, pais e alunos) para se juntar à luta. O objetivo é levar a que o Ministério da Educação ouça as reivindicações quanto à revisão do regime de recrutamento, atualmente em negociação com os sindicatos, sendo exigidas respostas da tutela a um conjunto de outros problemas relacionados com a carreira docente e condições de trabalho.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login