Rádio Onda Viva

Emissão Online

8 freguesias de 4 uniões vão desagregar-se em Vila do Conde

Várias freguesias de Vila do Conde preparam-se para voltar à independência administrativa em 2025. A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade as propostas de desagregação das uniões de freguesia de Fornelo/Vairão; Malta/Canidelo; Retorta/Tougues e Rio Mau/Arcos.

Os processos foram preparados nos últimos meses e nos quatro casos já tinham sido aprovados pelas respetivas assembleias de freguesia. O executivo liderado por Vítor Costa também tinha garantido a unanimidade no parecer aos documentos que seguem agora para a Assembleia da República, órgão que terá a decisão final através de uma comissão a criar para esse efeito.

As restantes três uniões de freguesias vilacondenses não avançaram ainda com qualquer pedido de desagregação relativamente à união que vigora desde 2013: Touguinha/Touguinhó; Bagunte/Ferreiró/Outeiro Maior/Parada e Vilar/Mosteiró. Vila do Conde tinha até há 9 anos 30 freguesias independentes, passou depois a contar com 14 que se mantiveram sozinhas e 16 que foram agregadas em 7 uniões.

Por agora perspetiva-se que possa voltar a ter 22 independentes e as restantes 8 agregadas em 3 uniões se nos próximos tempos não avançar qualquer outro processo de desagregação. 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login