Rádio Onda Viva

Emissão Online

Da Black Friday ao Natal: 70% dos portugueses contam comprar online

Com a aproximação da Black Friday e do Natal, milhares de portugueses começam a planear e organizar a sua lista de compras. 

Apesar de cada um destes consumidores terem necessidades e desejos diferentes, há uma coisa que parece unir a maioria deles: o online.

7 em cada 10 portugueses tem intenção de comprar na Black Friday

De acordo com um estudo da Google Portugal, cerca de 70% dos consumidores portugueses tenciona aproveitar dias promocionais como a Black Friday ou a Cyber Monday para anteciparem compras de Natal ou, simplesmente, suprirem alguma necessidade a um preço mais acessível.

Apesar da incerteza económica que vai marcando o dia-a-dia dos consumidores europeus e dos indicadores de confiança dos consumidores estarem em níveis particularmente baixos, este relatório Google Consumer Survey Portugal mostra que os portugueses não têm intenção de reduzirem as suas intenções de compra.

Inclusive, a procura por produtos e serviços de luxo, como por exemplo "vestidos de festa", "corte de cabelo", "pacote de viagens" ou "maquilhagem festival", aumentaram mais de 50% com o aproximar desta época de saldos e festas.

Previsão de crescimento de 8% em clientes de E-commerce 

Estas indicações da Google Portugal encontram respaldo nos dados do International Passport e Eurostat que preveem que, em Portugal, se verifique um aumento de clientes no comércio eletrónico dos 62% registados em 2021 para 67% no final de 2022.

Quem irá ganhar com tudo isto é, segundo Bernardo Correia, country manager da Google em Portugal, os negócios de retalho portugueses que vendem online (em exclusivo ou em registo omnicanal) ou tencionam vender online. O responsável acredita que estas empresas são "resilientes" e com capacidade de gerar receitas através do comércio eletrónico, vulgo e-commerce.

Oportunidades para os negócios online

Se pensarmos que, segundo o “Relatório sobre o digital para 2022: a utilização da internet e das redes sociais em Portugal”, cerca de 8.63 milhões de portugueses utilizam a internet, o universo de potenciais clientes é enorme, porém, para que os retalhistas possam ter uma presença digital que lhes permita tirar dividendos desta “migração” dos consumidores portugueses para o online, é importante que as empresas tenham em atenção diversos aspetos.

Coisas tão diversas como o respeito pelas novas regras impostas pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), a introdução de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que permitam colocar o negócio no topo das pesquisas, a medição e análise dos dados dos visitantes para criar campanhas mais assertivas e personalizadas, automação com recurso à inteligência artificial na assistência ao cliente, são decisivas na conquista e fidelização dos clientes no meio online.

Meios de pagamentos adaptados às necessidades de cada projeto

A estes junta-se aquele que será um dos mais importantes fatores no sucesso de um negócio de e-commerce: meios de pagamento que se ajustem às necessidades e hábitos dos consumidores.

Rapidez, simplicidade e segurança, são três vetores importantíssimos para quem procura pagar um produto ou serviço adquirido online. Processos de chekckout (finalização de compra com o pagamento) lentos e desadequados aos hábitos de consumo dos clientes ajudam a aumentar o atrito levando, consequentemente, ao abando do carrinho de compras digital.

A este importante fator que determina a escolha dos meios de pagamento que um retalhista online coloca ao dispor dos seus clientes, junta-se um outro: o tipo de plataforma onde o negócio estará instalado, isto é, se terá uma loja online construída de raiz ou se irá vender no site através dos marketplaces.

Por exemplo, no caso de pagamentos online para negócios que operem, sobretudo, em marketplaces e redes sociais, isto é, vendam online sem site, a REDUNIQ coloca aos seu dispor o REDUNIQ@Payments, uma solução que lhe vai permitir aceitar, de forma simples e rápida, pagamentos online por link através de e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard.

Já no caso de optar por uma loja online profissional, o REDUNIQ E-Commerce é a solução indicada já que a sua integração é simples e permitir-lhe-á aceitar pagamentos online em Portugal com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo sem custos de adesão nem mensalidade.

RECOMENDADAS

Login