Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende aprova orçamento para 2023 e mantém IMI no mínimo

O Município de Esposende aprovou esta quarta-feira, sem votos contra, os documentos previsionais para o ano de 2023, nomeadamente o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal.

O Plano de Atividades e Orçamento cifra-se num valor global de 36,7 milhões de euros, montante que, somado aos orçamentos das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente e ao saldo de gerência do exercício de 2022, se eleva a mais de 50 milhões de euros. Este é o maior orçamento de sempre, refletindo o crescimento do concelho e considerando o processo em curso de transferência de competências do Estado.

Em comunicado, o Município assegura que “dedicará uma atenção acrescida à intervenção social, dando prioridade ao apoio e proteção das famílias, mantendo a baixa carga fiscal”. É disso exemplo a manutenção do valor mínimo da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis em 0.30%, tal como o desconto de 20, 40 ou 70 euros consoante as famílias tenham um, dois e três ou mais filhos

Em relação aos principais investimentos, será dedicada especial atenção à instalação do Ensino Superior no concelho, a concretização dos projetos de Investigação no Forte de S. João Batista e na Estação Radionaval de Apúlia, do Parque da Cidade e do Parque Desportivo e de Lazer Municipal, a execução da segunda fase da requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais, a requalificação da Estrada Municipal 546 entre Antas e Forjães, a conclusão da Ecovia do Cávado e do Litoral Norte e a requalificação do Largo Rodrigues Sampaio e do Mercado Municipal.

Os documentos serão agora submetidos à discussão e votação da Assembleia Municipal no próximo dia 15 de dezembro.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login