Rádio Onda Viva

Emissão Online

O sargaço pode ser um bom negócio? Há algumas respostas em Vila do Conde

Até ao princípio da tarde desta quarta-feira decorre no teatro Municipal de Vila do Conde o seminário intitulado “Valorização do Sargaço na Costa Litoral Norte” que procura divulgar a tradição da apanha das algas do mar enquanto potencial atividade económica.

A iniciativa de hoje insere-se no projeto VALSAR – Valorização do Sargaço na Costa Litoral Norte que, com financiamento da União Europeia, coloca investigadores da Universidade de Coimbra a verificar a melhor forma de se tirar rentabilidade do sargaço, seja como fertilizante na terra – como sempre aconteceu nesta região – ou na fileira farmacêutica e cosmética.

O projeto académico está a ser desenvolvido com apoio das Câmaras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e, por isso, o seminário contará com intervenção de repersentantes das duas autarquias – a vereadora poveira Sílvia Costa e o autarca vila-condense Mário Reis - , mas também de Bruno Ferreira Teles que é o comandante das capitanias e que falará sobre o papel da autoridade marítima na atividade de retirada do sargaço.

Estão também previstas as intervenções de Teresa Castro, do Grupo de Ação Local- Gal Costeiro, de Juvenal Oliveira do Grupo de Sargaceiros da Casa de Povoe de Apúlia e de Cristina Calheiros do CMIA Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde. Isto para além de Cristina Rocha que é a coordenadora do VALSAR.

 A entrada é livre

VianaCar

RECOMENDADAS

Login