Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara aprova parecer que levará a Póvoa a voltar às 12 freguesias

A Câmara da Póvoa de Varzim aprovou por unanimidade o parecer sobre as propostas de desagregação das uniões de freguesias de Aguçadoura / Navais, Póvoa de Varzim / Beiriz / Argivai e Aver-o-Mar / Amorim / Terroso. O documento apresentado na última reunião do executivo por Aires Pereira foi aprovado pelos vereadores do PSD e do PS depois do processo já ter recebido luz verde nas assembleias de freguesia. Falta só a ratificação da Assembleia Municipal e depois a aprovação definitiva na Assembleia da República.

O edil apontou que o PSD sempre defendeu o objetivo de voltar a ter 12 freguesias administrativamente independentes e isso vai ser realidade a partir de 2025. Certa é já a impossibilidade dos atuais presidentes de junta que vão atingir a limitação de mandatos não poderem concorrer às próximas eleições mesmo em caso de desagregação, sublinhou Aires Pereira.

O PS votou a favor da proposta, mas João Trocado defendeu que a posição da maioria nem sempre foi única em relação à desagregação. O vereador recordou que apenas os socialistas desde a primeira hora se opuseram às uniões de freguesias e regozijou-se com a concretização do objetivo que tinham apresentado na campanha eleitoral, realçando os benefícios que a independência trará aos habitantes de todas as freguesias.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login